Mensagens das Células

A PORTA AINDA ESTÁ ABERTA
Lição 370                          Período 17 à 23/10/11                 João 10:7-10
Quebra-gelo: Quais eram suas brincadeiras preferidas?
INTRODUÇÃO:
Imagine se tivéssemos em nossas mãos, uma chave que abrisse todas as portas que estivessem fechadas e quando quiséssemos ser feliz, ter paz, ser próspero, ser salvo, usássemos esta chave e pronto! Tudo se abrisse...  
I – JESUS É A PORTA QUE CONDUZ AO CÉU
1. Jesus estava falando ao povo dizendo: “Q
uem não entra pela porta no aprisco das ovelhas, mas sobe por outra parte, esse é ladrão e salteador”.
2. No (v.9) o Mestre diz: “Eu sou a porta”. Através da “Porta Jesus”, as ovelhas entram e saem livremente, e têm completo acesso ao Pai Eterno!
3. Vemos também no (v.9): “... Se alguém entrar por mim, será salvo..." Precisamos entrar por esta porta; pois, ela é a única entrada para o céu.
II- JESUS É A PORTA QUE CONDUZ A PROSPERIDADE
1. No final do (v.9) vemos Jesus dizendo: “... e achará pastagens.” Isto nos diz que em Jesus somos prósperos, temos alimento em abundância.
2. O “achar pastagens” indica que teremos pastos verdejantes em grande quantidade e de excelente qualidade e isso se constitui em prosperidade.
3. Quando cremos e entregamos a nossa vida a Jesus, somos abençoados poderosamente e enriquecidos com várias bênçãos espirituais e materiais.
III - JESUS É A PORTA QUE CONDUZ A SALVAÇÃO
1. Antigamente as cidades eram fortificadas com muros e com portas que enganavam os inimigos, estas portas eram chamadas: Portas da salvação.
2. Podemos dizer que o nosso Mestre é a “Porta de Salvação”. Vemos (Jo 14.6) dizer: “Eu sou o caminho” “ninguém vem ao Pai, senão por mim”.  
3. Sabemos que o Senhor Jesus é o “Único Caminho” que leva o homem às mansões celestiais, assim como Ele é também a porta que leva ao céu.
CONCLUSÃO:
Estamos abrindo as portas das nossas células e da nossa igreja e dizendo a todos que ainda não creram e aceitaram o Senhor Jesus: Hoje é dia de salvação! Você deve entrar pela “Porta” que é Jesus. A chave que abre esta porta é o crer, é o aceitar o sacrifício de Cristo na cruz. (II Co 6.2) diz: “Eis aqui agora o tempo aceitável, eis aqui agora o dia da salvação”.
O MOMENTO É AGORA!
Lição 371                   Período 24 à 30/10/11           Apocalipse 3.19-21
Quebra-gelo: Você já foi confrontado para fazer uma escolha?
INTRODUÇÃO:
A leitura deste texto apresenta três assuntos importantes: Primeiro: Jesus repreende e castiga a todos quanto ama; No segundo Jesus se apresenta dizendo: Eis que estou a porta; em terceiro Jesus incentiva ao que vencer.
I – JESUS NOS REPREENDE E NOS CASTIGA (v. 19).
1. Jesus esclareceu no (v.19) que repreende e castiga a todos que Ele ama.
No entanto, por que quando estamos sendo castigados choramos tanto?
2. Porque não evitamos que venha sobre nós este castigo; já que sabemos que quando erramos, pecamos, ou desobedecemos, somos castigados?
3. Amados! Se o pecado doesse ninguém pecaria. Porém, o pecado deixa uma marca terrível. Quando pecamos é em oculto, mas, leia: (Lc 12.2).
II – JESUS ESTÁ A PORTA E BATE (v. 20).
1. No (v.20) O Senhor diz: “Eis que estou à porta e bato”. Esta expressão é usada quando evangelizamos; contudo, esta palavra é para nós também.
2. Jesus é alguém especial, que bate a nossa porta, e nos adverte todos os dias. Quando Ele entra na nossa vida automaticamente o pecado se afasta.
3. Porém, quando o homem peca o inimigo faz morada no seu coração. Com isto queremos dizer que ou Cristo ou o inimigo reina em nossa vida.
III – JESUS VENCE POR NÓS (v. 21).
1. Sabemos que para vencer temos que lutar e lutar não é fácil. A bíblia não nos promete mordomias nem facilidades. “No mundo tereis aflições”. 2. Jesus falou no (v. 21): “Ao que vencer...”. Alguns não vencerão. Para vencer, temos que perseverar até o fim, temos que nos conservar santos.
3. Deus quer que sejamos vencedores. Paulo diz em (Rm 8.37) “Mas em todas estas coisas somos mais que vencedores, por aquele que nos amou”.
CONCLUSÃO:
Estamos vivendo um momento de decisão. Ou deixamos de pecar e nos tornamos fiéis, santos e amados de Deus; ou continuamos pecando, e nos tornando a cada dia mais impuros. Ou expulsamos o pecado da nossa vida e deixamos Jesus reinar, ou expulsamos Jesus e deixamos que o pecado reine em nós. O momento é agora! Escolha o melhor que é Cristo.
VOCÊ ESTÁ DANDO FRUTO?
Lição 372                       Período 31/10 à 06/11/11                João 15.16
Quebra-gelo: Você já convidou seu melhor amigo para vir à igreja?
INTRODUÇÃO:
Nesta leitura o Senhor Jesus afirma que escolheu e nomeou a todos que lhe seguem; e após sermos comissionados por Ele, devemos passar a dar fruto de maneira eficaz para o reino de Deus; então seremos seus servos.
I – FOI JESUS QUE NOS ESCOLHEU.
1. Jesus estava falando com os discípulos e dizendo: “Eu vos escolhi...” Nós acreditamos que pela misericórdia de Deus, Ele ainda nos escolhe.
2. O homem jamais teria condições de crer na Palavra de Deus, para ser salvo; é necessário que o Espírito Santo trabalhe nos nossos corações.
3. Os homens precisam ser sensíveis a este chamado. Em (Hebreus 3.15) diz: “Hoje, se ouvirdes a sua voz, não endureçais os vossos corações”.
II – FOI JESUS QUE NOS NOMEOU.
1. Foi o Senhor Jesus quem nos escolheu e nos nomeou; ou seja: Ele nos designou. Ele apontou para mim e prá você e nos disse: “É você mesmo”.
2. Davi ao ser chamado, ou nomeado, estava apascentando ovelhas. Ele
  estava “trabalhando”. Muitas pessoas não estão querendo mais trabalhar.
3. Moisés ao ser nomeado por Deus achou-se incapaz; muitos ao serem nomeados acham-se incapacitados para cumprir o “Ide” do Senhor Jesus.
III – FOI JESUS QUE NOS MANDOU IR E DAR FRUTO.
1. Jesus nos mandou ir... Mas, ir prá onde? Ele disse: “Vades e deis fruto”
É importante que cada crente ao ser nomeado comece a dar muitos frutos.
2. Dar fruto significa testificar do amor do Senhor para outros; é entregar o que de graça temos recebido de Deus, e assim, anunciar as Boas Novas.  
3. Quando estamos dando fruto, permanecemos no centro da vontade de Deus. Ele falou: Para que vades e deis frutos, e o vosso fruto permaneça.
CONCLUSÃO:
Aprendemos com esta mensagem, que ao sermos escolhidos e nomeados por Deus, devemos de forma imediata começar a fazer algo para o Senhor  e assim, todos empenhados na seara do grande Mestre, cumpriremos de forma coletiva o que tem nos ensinado a sua Palavra em (Mc 16.15): “E disse-lhes: Ide por todo o mundo, e pregai o evangelho a toda criatura”.
QUANDO O AVIVAMENTO CHEGA
Lição 373                   Período 07 à 13/11/11                Habacuque 3.1-2;
Quebra-gelo: Você já leu o livro do profeta Habacuque? Se leu gostou?
INTRODUÇÃO:
O livro do profeta Habacuque se divide em duas partes. A primeira parte fala contra os pecados de Judá e anuncia o seu castigo (cap. 1e2). Porém, o profeta, finda seu livro com um sublime cântico de louvor e adoração.  
I – COM O AVIVAMENTO, CHEGA A MISERICÓRDIA
1. O profeta Habacuque no (v. 2) clama para que Deus envie avivamento. Ele diz: “Aviva ó Senhor, a tua obra... na ira lembra-te da misericórdia”. 2. Quando chega a misericórdia de Deus, as figueiras florescem as vinhas passam a dar frutos no tempo apropriado, o produto da oliveira não falha.
3. Os campos improdutíveis passam a produzir, os animais reproduzem aumentando-se velozmente; e assim a pobreza e a miséria vão embora.
II – COM O AVIVAMENTO, CHEGA A ALEGRIA
1. Quando clamamos por um avivamento, estamos querendo um retorno às bênçãos do Senhor; e querendo chegar mais perto do Todo-Poderoso. 2. O avivamento deve estar em cada um de nós e para que ele chegue, é necessário pagar um preço; com quebrantamento, lágrimas e sacrifícios.
3. Quando chega o avivamento é comparável ao tempo da colheita para quem planta; pois com os frutos vêm a fartura, alegria, felicidade e a paz.
III – COM O AVIVAMENTO, CHEGA A PERFEITA ADORAÇÃO
1. Existem testemunho que os avivamentos são marcados por milagres, sinais e maravilhas e isto tudo contribui para o crescimento da nossa fé.
2. O avivamento recupera aquilo que está esquecido, obscurecido e repara o altar da nossa vida; restaura o nosso fervor, e nosso amor pelo Senhor.
3. Avivamento é uma operação do Espírito Santo, é ver Deus agindo para abençoar o seu povo. É a volta do culto genuíno e da perfeita adoração.
CONCLUSÃO:
Nesta lição falamos bastante sobre avivamento, mas, será que sabemos o que realmente é um avivamento? Será que na nossa vida e na nossa igreja estamos precisando de um avivamento? É claro que sim!  No dicionário o avivamento é definido como o ato ou efeito de avivar. Podemos concluir dizendo que estamos ansiosos por avivamento, restituição e restauração.
ABANDONE O PECADO
Lição 374                       Período 14 à 20/11/11                    I Pedro 2.1-5
Quebra-gelo: Você já se arrependeu de alguma coisa que praticou?
INTRODUÇÃO:
Se falarmos para alguém, que ele é um pecador; com certeza esta pessoa ficará furiosa; porém, se fizéssemos uma lista de tudo o que é pecado; e pedíssemos que esta pessoa respondesse com sinceridade se ele praticava, ou não, veríamos que muita gente peca e nem percebe que está pecando.
I – ABANDONE TODA A MALÍCIA
1. Este texto fala para deixarmos toda a malícia, todo engano, fingimento, inveja e toda maledicência; ou seja: Devemos deixar tudo que não presta.
2. Tudo o que não serve, deve ser jogado fora, o lixo deve ser jogado no lixo, no lugar de tudo que não presta vamos colocar as bênçãos de Deus.
3. Precisamos estar vazios das coisas mundanas, para Deus nos encher de suas bênçãos. Portanto: malícia, inveja e seus adeptos, fora da nossa vida!
II – ABANDONE TODO O MAU
1. Devemos abandonar tudo que desagrada ao nosso Deus; tudo que é fruto do pecado; por exemplo: Maldade, engano, hipocrisia, ira, fofoca.
2. Por amor a Cristo e por querer morar no céu, temos que nos libertar e nos controlar, não dando lugar ao diabo, não furtando, mas trabalhando.
3. Quando desobedecemos a Deus entristecemos ao Espírito Santo; por isso, devemos orar e vigiar para nunca entrarmos em tentação (Mt 26.41).
III – ABANDONE TODA AMARGURA
1. Em (Ef 4.29) diz: “Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe...”.
(palavrão) Isto fala que devemos sempre vigiar a porta dos nossos lábios.
2. Em (Rm 3.13) diz: “A sua garganta é um sepulcro aberto; com as suas línguas tratam enganosamente”. Podemos dizer que os ímpios são assim.
3. Já em (Rm 3.14) fala: “A sua boca está cheia de maldição e amargura”.
Tudo isso nos diz, que precisamos urgentemente abandonar todo pecado.
CONCLUSÃO:
Sabemos que o pecado se torna um peso difícil de ser carregado. Nesta lição falamos de alguns, que muitas vezes são comparados até como “isto é uma besteira, isto não vale nada”; entretanto, entendemos que temos que ter bastante cuidado; pois, um abismo sempre chama outro abismo.
O HOMEM QUE RECUSOU UM CONVITE DE JESUS
Lição 375                      Período 21 à 27/11/11                 Lucas 18.18-24
Quebra-gelo: Você já ficou frustrado por não receber um convite?
INTRODUÇÃO:
Tudo em nossa vida de comunhão com Deus se inicia com um convite. Ao aceitá-lo estamos entrando na porta que nos conduzirá ao céu. Mas, quando alguém rejeita o convite, está automaticamente se ausentando de Deus. O homem rico recebeu o convite do próprio Jesus; mas, o recusou.
I – AQUELE HOMEM TEMIA A DEUS 1. Estava diante de Jesus um homem diferenciado. Ele era rico. O texto diz que ele era um dos principais, não se tratava de um homem qualquer. 2. Entendemos que aquele homem, além de rico, era nobre, era religioso e temente. Ele falou que guardava os mandamentos desde a sua juventude.
3. Ele era diferente dos outros príncipes do povo; pois, ele cria que Jesus resolveria seus problemas; então, procurou Jesus em busca de vida eterna.
II - AQUELE HOMEM TOMOU VÁRIAS ATITUDES CORRETAS 1. Podemos com certeza dizer, que o homem rico (como ele é conhecido), tomou várias atitudes louváveis e a primeira foi sair ao encontro de Jesus.
2. A segunda atitude louvável foi a de se humilhar fazendo uma pergunta a Jesus dizendo: Bom Mestre, que hei de fazer para herdar a vida eterna?
3. A terceira atitude louvável do homem rico; foi a dele mostrar interesse pela vida eterna. Geralmente quem é rico não se interessa pela salvação.
III - AQUELE HOMEM TOMOU A DECISÃO ERRADA 1. Embora tivesse feito muitas ações louváveis, o homem rico cometeu um grande erro e devido o amor as riquezas, recusou o convite de Cristo.
2. Jesus o havia convidado dizendo: “Vem, segue-me e terás um tesouro nos céus” (Mc 10.21). Contudo, ele não deu ouvido às Palavras de Jesus.
3. Ao lermos (João 5.24), observamos a grande vantagem daqueles que ouvem e crêem na Palavra; mas, o rico preferiu as riquezas à vida eterna.
CONCLUSÃO:
O jovem rico só precisava aceitar o convite para seguir a Jesus (Mt 11.28-30). Porém, ele achou impossível se separar do dinheiro; e assim, perdeu o maior tesouro, que era gozar a vida eterna com Cristo. Creia que vale a pena amar ao Senhor; pois, foi ele quem nos amou primeiro (I Jo 4.19).